Page 27 - Protocolo de Diretrizes de Biossegurança
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e)  Recomenda-se a instalação, na entrada das salas de aula,
                                       de tapetes sanitizantes (tapetes contendo solução
                                       sanitizantes) precedidos e sucedidos de tapetes
                                       absorventes para que os alunos sequem seus pés depois
                                       de pisar no tapete molhado com sanitizantes, diminuindo o
                                       risco de quedas.



                             3.2.3.1.  Recomendações para o recreio, uso de pátio e parque
                                   infantil

                                   a)  Adotar a setorização dos espaços e brinquedos
                                       (escorregador, balanço etc.) com o mapeamento, a fim de
                                       oportunizar todos os brinquedos para os alunos em formato
                                       de estações e circuito;
                                   b)  A higienização deverá ser feita antes e ao fim de cada uso
                                       e sempre que se observar a necessidade imediata;
                                   c)  Devem ser predeterminadas áreas específicas para número
                                       reduzido de alunos, sem mistura de grupos para melhor
                                       rastreamento;
                                   d)  Ofertar material individual (sem compartilhamento);
                                   e)  Deverá haver supervisão ativa dos alunos pela equipe
                                       pedagógica, com maior número possível de adultos,
                                       garantindo o cumprimento das normas de distanciamento
                                       social;
                                   f)  O uso de máscaras é obrigatório para estudantes,
                                       professores, equipe pedagógica e de apoio;
                                   g)  Recomenda-se incentivar a prática do brincar, a fim de
                                       permitir a estimulação neuropsicomotora, sensório-motora e
                                       socioemocional, fundamentais para o desenvolvimento
                                       integral das crianças (O papel da atividade física no retorno
                                       às aulas presenciais, Programa Impulsiona, Instituto
                                       Península/MEC), observando-se, contudo, as orientações e
                                       cuidados acima previstos, bem como as diretivas abaixo da
                                       Secretaria de Educação da Cidade de São Paulo:
                                             Sempre que possível, devem ser utilizados espaços
                                               externos e arejados,
                                             Como pátios cobertos e não cobertos, árvores,
                                               hortas, jardins, corredores e rampas ou semiabertos
                                               como cantos, tendas/barracas, entre outros;

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